contato@vpcinformatica.com+55(31) 4141-6311 facebookwhatsappinstagramyoutube

logo

publicado em:17/09/19 8:02 AM Tutoriais

Afinal, você sabe a diferença entre Bitmap e Vetor?

Existem duas técnicas bastante diferentes para a criação, armazenamento e processamento de imagens de computador: gráficos de bitmap e gráficos vetoriais.

Bitmap (que significa mapa de bits em inglês) são imagens que contêm a descrição de cada pixel, em oposição aos gráficos vetoriais.

O tratamento de imagens deste tipo requer ferramentas especializadas, geralmente utilizadas em fotografia, pois envolvem cálculos muito complexos, como interpolação, álgebra matricial, etc.

Já o desenho vetorial se baseia no uso de primitivas geométricas como pontos, linhas, curvas e formas ou polígonos – todos os quais são baseados em expressões matemáticas – para representar imagens em computação gráfica. 

Cada linha descrita em um desenho vetorial possui nós, e cada nó possui alças para manipular o segmento de reta ligado a ele.

Por serem baseados em vetores, esses gráficos geralmente são mais leves (ocupam menos espaço em mídias de armazenamento) e não perdem qualidade ao serem ampliados, já que as funções matemáticas se adequam facilmente à escala, o que não ocorre com gráficos raster que utilizam métodos de interpolação na tentativa de preservar a qualidade. 


Se este tutorial te ajudou de alguma forma, deixe um comentário e compartilhe!!!

Autor: Wesley Moschem




Comentários



Adicionar Comentário